13/06/2011

Alusões de mergulhar

Mergulhando em Utila - Foto: Utila Diving Center


Na ilha de Utila saquei uma carteira de “motorista”, internacional e vitalícia, que me autoriza mergulhar a até 18 metros de profundidade em águas abertas.

É que em Utila, segunda maior cadeia de corais do mundo, estão também as certificações de mergulho mais baratas do planeta. Um curso de cinco dias sai por 250 dólares, - incluindo hospedagem, equipamentos, seis mergulhos de 40 minutos cada e certificação da Associação de Instrutores Profissionais de Mergulho (Padi).

Foi muito simbólico poder fazê-lo após algumas decisões verdadeiramente estúpidas que expuseram, para mim, coisas a carpintar  - e a lavar - no espírito. E como não deixava de ser também um momento íntimo de mergulho, tudo calhou de assumir este significado cuja dimensão levarei tempo ainda para depurar e entender.

O fato é que o encantamento marinho me estendeu a mão.

Estamos falando de uma nova forma de estar e experimentar a natureza, na qual um “hectare” de coral chega a ter uma biodiversidade até 20 vezes maior que a mesma área de floresta. Tive a sorte de ver tartarugas e um tubarão, além de peixes multicoloridos cujas formas inda são um espanto. E preciso dizer: foi o mais próximo que cheguei da sensação de voar enquanto sonho.

Abaixo, assim a esmo, algumas anotações que fiz durante o curso. Lendo-as depois, preciso admitir que é difícil pra mim não ver analogias com estes outros mergulhos que a gente, por vezes, pode fazer em si mesmo:

- Debaixo d’água, tudo parece maior do que na verdade é.

- Quanto maior a profundidade, maior a pressão e a densidade.

- Não se pode, por motivo nenhum, prender a respiração quando se está mergulhando. E pode ser fatal voltar de grandes profundidades para a superfície rápido demais, por conta das variações de pressão.

- Tudo fica mais escuro e desbotado quanto mais fundo se vai. Primeiro desaparece o vermelho, então o amarelo e o verde, até que reste apenas um profundo e negro azul.

- O segredo do bom mergulhador está na capacidade que tem de controlar a flutuação à medida que desce e sobe, e na capacidade de respirar lenta e prolongadamente para salvar oxigênio - e poder permanecer, assim, mais tempo mergulhando. 

Um entre os 80 pontos de mergulho de Utila. Foto:Utila Diving Center

Nenhum comentário: