13/02/2011

Nós e Nosostros


A primeira vez que escrevi sobre a América Latina foi para um folhetim apócrifo chamado Soy Loco por Ti, que distribuímos às escondidas na universidade.

Embora acreditasse que este ato secreto nos armaria da liberdade de dizer mais, entendo hoje que se tratava de uma esperança olhando pra trás: para a luta muitas vezes clandestina de nossos pais contra a ditadura, para o sentido de geração que eles tiveram e nós desesperadamente procurávamos - mesmo ao custo de invejar perdidos uma época de repressão e restrição de liberdades, de violência contra as democracias e os povos de todo o continente.
        
Tenho agora a oportunidade de rever estes escritos, oxalá confrontando a esta nostalgia não vivida experiências novas. Serão seis meses por 14 países das Américas Central e do Sul, em viagem que teve início no Senegal e oportuníssima escala na Bahia. Da colonial Antigua, nos altiplanos guatemaltecos, sigo por terra até a Patagônia, no extremo sul da Argentina. O que o coração mandar dizer entre estas duas pontas, partilho neste blog.

Não, não espero encontrar uma luz, um chamado qualquer que vai dizer qual é minha missão neste mundo. Mas acredito nas oportunidades abertas pela possibilidade de experimentar a vida fora da luta diária pela sobrevivência.

Na falta de um despertador mandando ao trabalho, o que realmente é de um dia?

O que sobra fora deste trato que celebra como modelo de saúde e bem-estar quem consegue caminhar em três das 168 horas de uma semana?

O que, afinal, um longo tempo fora dos lugares onde já temos nossas mini-rotinas pode trazer em termos de pedagogia e aprendizado, de causa e consequência? 

Sigo movido pela curiosidade em si mesma de me observar neste outro estado de espírito. As coisas boas tentarei estar atento para guardá-las. As ruins, que me ajudem a clarear limitações antigas e novas, fornecendo pistas para continuar a enfrentá-las aqui e na volta. 

E, pra isso, nada melhor que começar pelo começo: Senegal, África, ponto de partida desta viagem e razão dos primeiros posts deste blog.

Hasta!

13 comentários:

Linda disse...

Hoje não acordei cedo. Já dias houve em que madruguei, outros vieram em que nem dormi. Mas hoje dei umas horas há cama que no mundo dos sonhos, também sou por vezes princesa-rainha. Acordei e na janela já seguia a favela na sua cadência diurna. Tem na sua calma uma estética de vida também ela diferente do que já foi para mim a realidade desses dias em que "ainda espero ter tempo para correr na passadeira do ginásio meu vizinho." Já faz 4 meses e poucos dias a mais que saí do meu cantinho, das minhas mini-rotinas, como tu lhes chamas.
Cada um no seu caminho, às suas avessas, seguimos segundo a mesma curiosidade e experimentamos a vida à margem do que são os padrões comuns do momento. Por quanto tempo? Não sei. O futuro talvez tenha a resposta, mas para o caso pouco importa. Num acaso, ou por outras forças que se deixam ao critério de cada um, a sua viagem se cruzou com a minha e nós, atentos, soubemos aproveitar esse encontro! "Nos vemos aí pela rede." Assim seja. Aqui me faço oficialmente seguidora da tua viagem, qual amigos que se seguem num quotidiano comum.
Bom dia! Bons dias!
Boa viagem!

Rogério Tomaz Jr. disse...

Cara, só tenho três coisas a dizer: PQP!

Joao Paulo Mehl disse...

Encantadora viagem. Certamento a perseguirei!
valeu a dica rogerio...

Glauco disse...

Brow... Está divino!! Poste com frequencia!!! Abracao!!!

Joao Xico disse...

Grande Vini, Cara bom demais sua andança! Suas perguntas (3 horas x 168...) me geraram boas reflexoes. Qdo tava na estrada fiz um blog tb com amigos. Partilho contigo debrasiliapratailandia.blogspot.com. sei que tem um blog de viagem bem legal tb (um mundo numa mochila ou algo assim). Curta bastante cara esse mergulho em vc. Dar um passo pra fora eh ajudar a dar 2 passos pra dentro..abracao

Beto disse...

Salve, Vini!!!

Muito bom ter notícias suas, melhor ainda quando são deste quilate. O Blog, as fotos e os textos, como sempre, muito bem cuidados, impecáveis.
Mesmo antes de formalizar este título, já estava te seguindo, e tb na torcida, nutrido por saudável e carinhosa inveja, para que essa promissora empreitada se cumpra expandindo a consciência, fortalecendo o corpo e agigantando a alma, que nunca foi pequena.
Embriague-se de tudo pelos caminhos muitos, mas preserve algum folêgo que nos permita usufruir prazerosamente desta condição, deliberadamente escolhida, de voyeurs da sua jornada.
Grande abraço, mano véio!!!!

Unknown disse...

Oi Vinny!!

Nossa, amei toda a intenção projetada para cada passo largo sem intenção dessa viagem!

Mais encantador que o próprio plano, são os laços que começam a se mostrar e que você descobrirá pelo caminho. Amigos e amantes de todas as vidas e mundos oportunamente se (re)encontrando para a troca de sorrisos e idéias. Se Maomé não vai à Montanha, a montanha vem a Maomé.

Sem o mínimo de esforço, receba!
Esteja aberto, sempre. Lembre-se que se em algum momento perceber que ali não tem na da a recer, doe! Essa é a mensagem!

Que bom que em uma das nossas viagens, uma pequena conversa me rendeu ser sua companhia, mesmo que pela rede! A intenção é boa. Tamara que a atitude acompanhe! rsrs

Um forte abraço e bons (re)encontros!

Beijos, Carol Finageiv

Ricardo disse...

Esse irmão é um orgulho!!!! Continue postando que estaremos sempre aqui. Grande abraço e saudades!

Anônimo disse...

grande Vô! Que a vida te desperte, não a obrigação de trabalhar. Que a sua rotina seja cheia de descobertas. Viva a vida meu caro, desvenda-a. Grande abraço!!!
Benégas

Unknown disse...

Parabéns Vô... muito bacana a idéia... melhor ainda os textos, e finas demais as fotos... vamo q vamo...
Agora é só ir aumentando as novidades e viagens.
Abraços e boa sorte...

Unknown disse...

Vinicius!!! Cara, lembra de mim? O Marco Amarelo, capitão presenca :)

Cara, eu vi uma foto sua num outro blog sobre o Festival Mundial de artes negras. Deve ter sido encantadora a viagem a Dakar. Eu estive lá agora por conta do Fórum Social Mundial e concordo contigo que o movimento cultural tinha que se engajar com outras lutas e vice-versa. Espero que tua viagem seja muito afortunada. Acredito que estejas observando dois lados de um continente que já foi um só e que agora é um só pelas pessoas que caminham sobre eles. Conte-nos mais sobre a sua viagem e te desejo SUERTE! Abrazo hermano...

Unknown disse...

Muito bom poder saber das suas caminhadas, das suas reflexões, impressões, estudos da história e as entrelinhas. Muy rico, riquíssimo. Saúde pra tu.
Com carinho....

Cida dos Reis disse...

Ei Vinicius,
que lindo este diário está ficando. Entrei para conhecer e garrei, tô aqui a mais de duas horas. Vi tudo, li, ouvi e estou super orgulhosa de ser sua amiga.
Que vontade de tá aí!
bjs com saudades.
Cida Reis