Vejam só a que delícia chega nossa mistureba latino-americana.
Epicentro da colônia espanhola para a vasta região que abrange hoje toda a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e parte do México, a pequenina e barroca Antigua - fundada em 1516 – é também um dos berços da marimba.
Principal e mais tradicional ritmo musical da Guatemala, a marimba também dá nome ao principal instrumento de percussão do país, - semelhante ao xilofone e tocado com maneiras baquetas por guatemaltecos de todas as idades.
Pois saiba que a marimba foi primeiro um instrumento africano, trazido pelos escravos para as Antilhas no século XVI - e devidamente reapropriado pelas populações indígenas que também eram plasmadas pela colonização, sobretudo no caldeirão de Antigua.
Embora não haja certeza, há quem credite a “ponte” ao povo Garifuna, formado pela miscigenação de índios caraíbas e aruaques com escravos africanos – e cuja população, de maioria negra, sobrevive até hoje na costa de Belize e El Salvador.
O que posso comprovar é que dei a sorte de estar em Antigua justo no Dia Nacional da Marimba: 21 de janeiro.
Abaixo três vídeos que fiz da tertúlia na Plaza Mayor, onde 16 grupos de todo o país literalmente botaram quase todo mundo pra dançar.
Saca só:
2 comentários:
vinícius, seu marimbeiro!
E aí, Vô? Seu subconsciente já foi afetado pela Guatemala? Já anda tendo sonhos com cores e aromas excessivos, caminhdas inquietas por montanhas e igrejas, a ponto de acordar com uma fome danada? Se não, acho que não tarda. O blog está uma beleza. A contemplação é a forma mais bem acabada da felicidade. Abra um Gallo no fim de tarde por mim! Abs!
Postar um comentário